quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Kati

Kati é uma simulação de luta muito praticada na maioria das artes marciais, o nome sofre algumas alterações dependendo da arte marcial praticada, no wushu é chamado de kati, nas artes marciais japonesas é chamado de kata, nas artes marciais coreanas é chamado de pumsae.

Kati com espada.


São as famosas formas, onde vemos nas academias, competições, demonstrações.
O Kati pode ser feito com armas longas e curtas, ou mãos nuas.

Armas longas, lança.


Mãos nuas, movimentos de animais, neste exemplo a águia.

Os Katis podem ter movimentos fortes, precisos, leves, suaves,velocidade, por isso são divididos em SUL e NORTE.

Mestre Chan Kowk Wai em movimentos do sul, o tigre.
  


São  rotinas de armas clássicas, como bastão, facão, lança, punhal, kuan tao, facão duplo, san tie gun, bengala e espada. E outras rotinas, de estilos como Lien Bu Chan, Hsing I, Luo Han, Tan Tui, Ton Lon, Lo Hap, Choy Lee Fut, Pa Kua e Yang Tai Chi Chuan.
Quando os Katis são realizados com duas pessoas chamam se Toi cha e um tipo de luta onde os lutadores sabem exatamente o que o outro irá fazer, geralmente usado para apresentações e para que os lutadores treinem a precisão de seus golpes.

Toi Cha

 O termo "kati" é a forma cantonesa do termo em mandarim "jiàzi", que significa algo como a posição em uma configuração ou, então, uma estrutura. Normalmente, o termo é associado a estruturas como estantes com divisórias. No contexto do Kung-Fu, indica um encadeamento de movimentos.

O termo "tàolù" ("套路"), pouco utilizado pelos praticantes de Kung Fu no Brasil (em especial, no caso do estilo Shaolin do Norte), significa, literalmente, um caminho, rotina ou série de técnicas ou truques.

Kati com movimentos de animais.

 Ao contrário do que muitos pensam o Kati não é violento e pode ser considerado uma arte do tipo da ginástica olimpica. É exigido do atleta muita habilidade motora e concentração, em alguns Katis os movimentos são muito avançados exigindo alongamentos completos, saltos, mortais.
Esta exigência se dar ao Wushu Olímpico, que requer movimentos com dificuldades e muita variação das rotinas.


Rotinas Wushu Olímpico.
Rotinas Norte.

Rotinas

Rotinas sul.
A seguir alguns videos de Wushu Olímpico:


China Wushu Pre-Nationals 2010 - Changquan - Zhang Nai Shui (Shanxi)
China Wushu Pre-Nationals 2010 - Daoshu - Yuan Xia Chao
China Wushu Pre-Nationals 2010 - Nanquan - Xie Fu Yan (Shanghai)




No kati o atleta faz uma luta imaginária individualmente e o objetivo é a perfeição, muitos acham que o Kati serve somente como apresentação, pelo motivo de muitos utilizarem o kati dessa forma, mas além de ser uma técnica esteticamente bonita, o atleta que pratica o Kati deve buscar o aperfeiçoamento da força, do equilíbrio, da flexibilidade, da harmonia e velocidade.

Federação de Kung Fu do Estado da Paraíba
João Pessoa - PB - Brasil
fekep@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário