segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Sanda: O boxe chinês.



Sanda:

O Boxe Chinês é parte integrante do Kung Fu/Wushu, consiste em uma luta de contato na qual são utilizadas técnicas de socos, chutes, projeções e quedas.

O estilo de combate Sanda (sem joelhada e cotovelada) foi incluído nos Campeonatos Mundiais a partir de 1991 e nesse mesmo ano foi publicado um conjunto de regras pela Federação Internacional de Wushu (IWUF).

No Combate chinês são utilizados equipamentos como protetor de tórax, canela, luvas e protetor bucal e o praticante não pode empregar golpes de quebramento, torções, golpes em pontos vitais.




No Combate:

Geralmente em uma competição o combate é feito sobre tatames de encaixe ou em uma plataforma elevada simulando um ringue sem ou com cordas nas laterais.
No combate lutadores se enfrentam nas categorias divididas, em dois rounds de dois minutos cada um e se houver empate é feito um terceiro round para decidir o vencedor que pode ser por nocaute ou pontos.


Departamento de Sanda no Brasil:



Criado em 2000 pelo Mestre Nereu Graballos. A criação deste departamento tem como objetivo a melhora do desempenho dos atletas brasileiros em competições de alto rendimento, visando desenvolver não só a preparação técnica e física como a preparação psicológica dos atletas de Sanda, bem como promover cursos de Técnicas de Combate e de Arbitragem de Sanda.
No ano de 2001 iniciaram-se os treinos periódicos da Confederação. O resultado do trabalho desenvolvido começou a surgir no final deste mesmo ano quando 4 dos 5 atletas que integraram a seleção brasileira conquistaram medalhas: 1 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze no 6th World Wushu Championships que se realizou na cidade de Yerevan, capital da Armênia.
Mestre Nereu Graballos  vem aprimorando as técnicas de Sanda, juntamente com sua equipe, colocando o Brasil entre os melhores países do mundo.



Mundiais: 

 (Até 2009)
1991 - 1st World Wushu Championships - Beijing - China
1993 - 2nd World Wushu Championships - Kuala Lumpur - Malásia
1995 - 3rd World Wushu Championships - Baltimore - USA
1997 - 4th World Wushu Championships - Roma - Itália
1999 - 5th World Wushu Championships - Hong Kong - China
2001 - 6th World Wushu Championships - Yerevan - Armênia
2003 - 7th World Wushu Championships - Macau - China
2005 - 8th World Wushu Championships - Hanói - Vietnã
2007 - 9th Word Wushu Championships - Beijing - China
2009 - 10th World Wushu Championships - Toronto - Canada
 

Próximo:
20 e 21 de agosto de 2011
11° Campeonato Mundial de Wushu - Ankara/Turquia


Atletas convocados para o Mundial de Wushu, na modalidade:

Clique Aqui.

A seguir um vídeo com os melhores momentos do Sanda:



Benefícios do Boxe Chinês

O combate é um importante legado do povo chinês que visa proporcionar saúde e longevidade aos seus praticantes.

Ajuda o praticante a ter maior agilidade, resistência e disciplina, gerando benefícios como pronto raciocínio; perda de peso; desenvolvimento físico acelerado; relaxamento mental; aprimoramento de laços sociais; aumento de resistência corporal e aumento de confiança.

Mulheres no Sanda: Sim!Elas também praticam!
 
Adeptas do Sanda em uma matéia ao site MGSULNEWS Aqui!

Venha conferir de perto, você poderá encontrar novos amigos, ficará a  favor da sua saúde, pratique o Boxe Chinês.E lembre-se!Procure a Federação de seu Estado,que indicará uma academia,escola,associação totalmente segura de bons profissionais!

Federação de Kung Fu do Estado da Paraíba
João Pessoa - PB - BRASIL



Nenhum comentário:

Postar um comentário