sábado, 27 de agosto de 2011

Árvore em bandeja.



O Bonsai ( 盆栽 ), mini árvore cultivada em bandeja.
Essencialmente é uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados.
As suas origens históricas apontam para os chineses, os primeiros a cultivar árvores e arbustos em vasos de cerâmica. Há provas de que, já em 200 d.C. os chineses cultivavam plantas envasadas (mais conhecidas como Penjing) como prática habitual da sua atividade de jardinagem.
Mais do que cuidadosa poda e adubação, é preciso também muita paciência e alguma habilidade artística.em lendas o bonsai representa boa sorte e muito dinheiro.





Técnicas para se cultivar um Bonsai:
  • Restrição do crescimento das raízes pelo vaso utilizado: Uma árvore não possui essa restrição na natureza, por isso cresce livremente.
  • Uso de adubos com menor quantidade de nitrogénio: O nitrogénio em excesso provoca crescimento acelerado e folhas com tamanho maior que o desejado.
  • Rega em quantidades moderadas: Entenda-se por moderada a rega feita com critério, não com economia. O que não podemos fazer é molhar nosso bonsai todos os dias, se ele não seca de um dia para o outro, por isso o clima, o vento, a localização da árvore vão sempre incidir directamente na frequência de rega. A rigor, deve usar-se a sensibilidade, regar quando a terra estiver seca, e não regar quando ela estiver ainda úmida.


 
 
As mais cultivadas:
Praticamente qualquer espécie pode ser utilizada, sendo as mais famosas, as dos gênero:
pinheiros, bordo, olmos, junípero/zimbro, figueira, rododendro ou azálea.
 
 
 

 
 
Estilos:
 
Podem ser encontrados bonsais de vários tamanhos, sendo que a maioria fica entre 5 cm e 80 cm. Os bonsais medindo até aproximadamente 25 cm podem ser chamados shohin. Costuma-se chamar os bonsais menores que 7 cm de nano.
De acordo com estilo de crescimento, são divididos:

Chokan: Estilo ereto formal. Árvore com tronco reto, que vai diminuindo de espessura gradualmente, da base ao ápice. Os ramos devem ser simétricos e bem balanceados.
 
Moyogi: Estilo ereto informal. Tronco sinuoso, inclinando-se em mais de uma direção à medida que progride para o ápice, embora mantendo uma posição geral mais ou menos ereta. A árvore deve dar a impressão de um movimento gracioso.
Shakan: Estilo inclinado. Tronco reto ou ligeiramente sinuoso, inclinando-se predominantemente em uma direção.
 
Kengai: Estilo cascata. A árvore se dirige para fora da lateral do vaso e então se movimenta para baixo, na direção da base do vaso, ultrapassando a borda do mesmo. Os vasos nesse estilo são estreitos e profundos.
Han-tensoi: Estilo semi-cascata. Semelhante ao anterior, com a árvore caindo a um nível abaixo da borda do vaso, mas não chega a altura da base do vaso.
 
Fukinagushii: Varrido pelo vento. Árvore com ramo e tronco inclinados como que moldados pela força do vento.
 
 
 
 
 
Metodos de Cultivo:
 
Existem 2:
O método do misho é o cultivo a partir de sementes.
Yamadori significa mudas colhidas na natureza, mas para conseguir as mudas, você pode muito bem comprá-las num horto.
 
 




Federação de Kung Fu do Estado da Paraíba
João Pessoa - PB - BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário