quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A saúde nas Artes Marciais: Suplementos alimentares.

Um dos assuntos mais pedidos da nossa enquente!Continue votanto!

Escolher qual luta de artes marciais seguir depende da identificação de cada um. Lutas de chão, golpes, socos ou chutes. Todas as lutas são bastante movimentadas e seus praticantes terão enormes benefícios, tanto estéticos quanto para a saúde. Não há uma modalidade específica que seja considerada a "melhor", aquela que vai proporcionar um melhor rendimento físico. 


Os praticantes de artes marciais, como os de outros esportes, precisam de um plano para atingir os seus objetivos. Para isso, é preciso ter como meta uma boa alimentação, um rígido programa de treinamento (inclusive com atividades complementares, como musculação e exercícios cardiovasculares) e uma boa suplementação. Além disso, procure sempre ingerir os nutrientes necessários para conseguir o melhor desempenho. É preciso muito treinamento para conseguir ter um bom rendimento no esporte, mas procure sempre dar uma atenção especial à alimentação. 


Os suplementos alimentares suprem a necessidade que o organismo tem de alguns nutrientes que não são encontrados com muita freqüência nos alimentos ou que não estão presentes no nosso corpo, e que são importantes para uma melhor performance durante as lutas. A lista a seguir mostra os suplementos que fornecem nutrientes e ajudam na preparação dos praticantes de artes marciais:

Alimentos termogênicos.

Termogênicos: Os praticantes de Artes Marciais precisam ser muito ágeis para conseguirem se locomover melhor durante uma luta, mas para isso precisam manter o peso. Quando o objetivo do praticante de Artes Marciais é perder peso e gordura, é recomendável que ele use algum tipo de termogênico, pois assim eles terão um suporte maior visando a transformação das calorias provenientes da gordura corporal em energia. 

Alimentos funcionais.

Óxido Nítrico (NO2): A suplementação com precursores NO2 é importante para os praticantes de Artes Marciais, pois fornece mais nutrientes para os músculos. Com isso, há um crescimento muscular pós-treino, sendo bastante significativo para os lutadores, pois a todo momento eles fazem uso da força para ter um melhor desempenho em relação a seus oponentes. 


Multivitamínicos: Um lutador precisa dar o máximo de si para derrotar o seu oponente. Isso implica estar em grande forma física. Chegar ao ápice de sua forma significa suprir as necessidades nutricionais básicas do seu organismo. O corpo necessita de vitaminas e minerais para praticamente todos os movimentos básicos. Os multivitamínicos ajudam na digestão dos alimentos, fornecem energia para os músculos trabalhados durante a luta e auxiliam na recuperação muscular. Sem as vitaminas e minerais adequados, essas funções básicas do corpo não encontram espaço para agir.

Glucosamina: Manter a saúde das juntas e das articulações é importante para todos os lutadores. Quando você está lutando, girando e contorcendo o seu corpo o tempo todo, você força bastante a cartilagem ao redor das articulações. A sua habilidade de segurar o seu oponente em determinada posição ou sair de uma situação desfavorável durante uma luta depende do trabalho conjunto dos músculos e articulações. A glucosamina auxilia na proteção e no reparo das articulações, podendo ser obtida de fontes naturais. 

Proteínas naturais.
 Whey Protein: É a fonte ideal de proteínas para os praticantes de artes marciais porque é absorvida rapidamente pelo corpo e pode ser usada como estoque de energia para antes, durante e depois da luta. Essa rápida absorção vai dar o vigor físico do qual o lutador precisa para derrotar o seu oponente. Depois de uma luta ou um treinamento difícil, whey protein fornecerá a quantidade de proteínas das quais seus músculos cansados e danificados precisam para se recuperar.

Packs: São ricos em nutrientes para complementar a dieta e aumentar o ganho de massa muscular, energia, força e performance. Estes packs contém combinações específicas de macro e micronutrientes. Além de fornecer importantes vitaminas e minerais difíceis de serem obtidos apenas por meio da alimentação, eles fornecem também aminoácidos essenciais, carboidratos e alguns deles até ácidos graxos essenciais e energizantes. Eles são importantes para os praticantes de artes marciais, pois estes têm necessidades extras que geralmente não são supridas pela ingestão diária normal de nutrientes. Os packs fornecem nutrientes para os tecidos musculares, melhoram a resistência e ajudam na recuperação pós-treino e pós-luta. 



Guaraná:É ótimo para fornecer a energia extra da qual você precisa para derrotar seu oponente nos minutos finais da luta. O guaraná contém cafeína, que é um estimulante que tem se mostrado bastante seguro quando ingerido em pequenas quantidades.





Benefícios das artes marciais:

  • Oferece condicionamento físico muscular e cardiovascular.
  • Melhora a coordenação motora.
  • Incentiva valores como o auto-controle, o respeito aos adversários, a humildade e a coragem.
  • É um método de defesa pessoal.
  • Aumenta a resistência do organismo. 

  Principais grupamentos musculares trabalhados nas artes marciais:

  • Glúteos.
  • Bíceps.
  • Tríceps.
  • Panturrilha.
  • Abdômen.
 *O texto acima tem caráter informativo e não tem a intenção de substituir uma orientação médica ou de um profissional de saúde. 

Fonte: CorpoPerfeito.com.br

Federação de Kung Fu do Estado da Paraíba
João Pessoa - PB - Brasil
fekep@hotmail.com

Um comentário:

  1. Olá Luana! Saudações Literárias...
    Passei por aqui e achei muito bem cuidado e interessante o seu espaço.
    Parabéns!
    Sempre que eu puder voltarei para ver as novidades.
    ♥ Abraços de Luz.

    ResponderExcluir