O termo Shuai Jiao significa: Shuai = derrubar e Jiao
= chifres, ou seja, chifres que derrubam. A palavra “chifres” remonta a
forma mais antiga de Shuai Jiao registrada: o “Jiao Ti” , que se
tratava de um combate sangrento, corpo-a-corpo, onde os lutadores
utilizavam capacetes com chifres. Outro termo popular (na China)
utilizado para se referir ao Shuai Jiao é “Kuai Jiao” que significa
“derrubada rápida”. Um velho dizer popular chinês diz: “Ataques com os
punhos são superiores às técnicas de deslocamento; ataques de pés aos
ataques de punhos, e técnicas de derrubar superiores aos ataques de
pés”.
Os combates são normalmente vencidos por quem
arremessou o adversário ao solo do que por “Knock Out”. Vários mestres
são unânimes em dizer que boas técnicas de derrubar (Shuai) representam
40% de um bom lutador, completado por 30%, respectivamente, de técnicas
de chutes e socos. O estudo de Shuai Jiao pode com certeza contribuir
numa maior compreensão de qualquer estilo praticado, assim como também
contribuir muito para os que se interessam pela pratica desportiva de
Sanshou e Sanda.
HISTÓRIA
Os relatos históricos nos contam que por volta do ano
2.700 a.c. duas tribos rivais se instalaram ao longo do Rio Amarelo.
Uma das tribos era liderada pelo famoso Huan Ti, e a outra por Zhi You,
cujos guerreiros utilizavam um capacete com dois chifres. Estes
capacetes eram utilizados nas batalhas para ferir os inimigos. Huan Ti
ensinou seus guerreiros a evitarem estes ataques perigosos e a
desequilibrarem seus adversários. Assim, graças a esta técnica, Huan Ti
venceu Zhi You e unificou o país; nascia então a China.
Desde então, nas festas chinesas, costuma-se imitar
os combates dos guerreiros. Alguns utilizam capacetes e fingem ferir
seus adversários com os chifres, os outros, por sua vez, evitam os
ataques tirando o equilíbrio do atacante. Esta dança tradicional era
chamada Jiao Dixi. Nestas festas aconteceram as primeiras demonstrações
da arte marcial “mãos vazias” na China. Na dinastia Zhou (aprox. 1.122
a.c.), as técnicas já eram utilizadas para os exercícios militares. Na
dinastia Qin (aprox. 221 a.c.), estas práticas se tornaram um espetáculo
e uma forma de entretenimento muito apreciado pela aristocracia. Desde
esta dinastia, as competições se desenvolveram muito rapidamente.
As regras eram muito fáceis, pois quase tudo era
permitido. Embora a eficácia das técnicas com agarramento fossem claras,
os lutadores não deixariam de lado a luta solta, treinando por vezes a
luta com agarramento e em outras ocasiões a luta solta. Este tipo de
prática é provavelmente a origem da separação em duas direções: a luta
de agarramento e o pugilismo (Shuai/Chuan). As técnicas de agarramento
sempre foram consideradas importantes, e por essa razão, os mestres de
estilos tradicionais de Kung Fu estudaram profundamente estes tipos de
técnicas e selecionaram as mais eficazes para serem inseridas em suas
rotinas, e desta forma serem perpetuadas para as gerações futuras. Na
dinastia Song (960-1278), um livro entitulado “Jiaoloi Ji”, apresentava
uma parte dos estudos feitos por vários mestres juntamente com a
história da arte marcial chinesa. Na dinastia Ming (1368-1644) e na
dinastia Qing (1644-1911), os mestres continuaram a aperfeiçoar as
técnicas. Na dinastia Qing, 300 mestres foram convidados pela corte
imperial para formar uma equipe de lutadores. Este time foi chamado
“Shang Pu Ying”.
Os mestres lutavam entre si e enfrentavam outras
equipes, incluindo os famosos lutadores da Mongólia. Nesta época a corte
Qing proibiu ataques de pés e mãos em competições de Shuai Jiao.
Contudo os mestres continuaram a treinar utilizando chutes e socos. O
Shuai Jiao tornou-se um estilo muito rico, com uma estratégia muito
elaborada, e os últimos estudos foram feitos após o término da dinastia
Qing. Shuai Jiao é o resultado de um trabalho árduo e detalhado que se
perpetuou através de vários milênios.
AS ARTES MARCIAIS DA ATUALIDADE
Sendo tão antigo, o Shuai Jiao é considerado o
predecessor da maioria dos estilos de luta da atualidade. Os monges de
Shao Lin através de seu estudo de Shuai Jiao incorporaram grande parte
de suas técnicas em suas formas (rotinas) e desenvolveram um sistema de
18 projeções chamado Tsan I. O Shuai Jiao foi levado a vários outros
países durante a Dinastia Ming (1368 DC -1644 DC), e no Japão veio a
influenciar os antigos estilos de Jiu-Jitsu dos quais evoluiu o Judo de
Jigoro Kano. Na verdade isto está registrado em documentos Japoneses: em
Collection of Ancestor’s Conversations, Volume 2, Biografia de Chen,
Yuan-Yun, encontramos que Chen, Yuan-Yun (1587-1671 DC, Dinastia Ming)
foi a pessoa que levou as “técnicas suaves” para o Japão em 1659. Em
outros registros históricos o encontramos como Cheng, Yuan Ping (O homem
da montanha de Chi Pai), onde até os dias de hoje, na base da montanha
no Japão existe um monumento erguido em sua memória. Contam as tradições
verbais que Cheng era um perito em Shuai Jiao e em Qin Na, que devido a
perseguição política teve que fugir da China.
ESTILOS DE SHUAIJIAO
Existem vários estilos de Shuai Jiao, mas os mais desenvolvidos são o Mongolian, o Tientsin, o Peking e o BaoDin (Pao Ting). O estilo Tientsin usa muito os braços soltos para testar o adversário e para sentir quando há uma chance de aplicar uma técnica.
Existem vários estilos de Shuai Jiao, mas os mais desenvolvidos são o Mongolian, o Tientsin, o Peking e o BaoDin (Pao Ting). O estilo Tientsin usa muito os braços soltos para testar o adversário e para sentir quando há uma chance de aplicar uma técnica.
Os movimentos do estilo Peking são menores,
enfatizando o contato e mantendo as mãos do adversário a uma distância. O
uniforme no estilo Peking é bem justo o que torna mais difícil
agarrá-lo. O estilo BaoDin é o mais famoso, e é distinguido por seus
movimentos mais largos e por sua velocidade e força ao desenvolver suas
técnicas.
Em vez de testar o adversário no estilo BaoDin, tenta-se usar uma técnica eficaz. O estilo BaoDin é também conhecido como Kuai Chico (luta rápida) ou Shuai Kuai (derruba rápido). O estilo ensinado na ACSCA (American Combat Shuai Jiao Association) é o estilo BaoDin, porém diferente de algumas outras organizações, a ACSCA dá uma ênfase especial na aplicação do Shuai Jiao para o combate real, por isso divulgamos nosso estilo como Combat Shuai Jiao. O Combat Shuai Jiao inclui chutes, socos, quedas e chaves. O objetivo de cada movimento é derrubar o adversário rapidamente utilizando vários meios como: nocautes, chaves e projeções. Contudo, damos uma maior ênfase no treinamento das projeções por serem mais difíceis de aprender porém mais fáceis de usar.
Em vez de testar o adversário no estilo BaoDin, tenta-se usar uma técnica eficaz. O estilo BaoDin é também conhecido como Kuai Chico (luta rápida) ou Shuai Kuai (derruba rápido). O estilo ensinado na ACSCA (American Combat Shuai Jiao Association) é o estilo BaoDin, porém diferente de algumas outras organizações, a ACSCA dá uma ênfase especial na aplicação do Shuai Jiao para o combate real, por isso divulgamos nosso estilo como Combat Shuai Jiao. O Combat Shuai Jiao inclui chutes, socos, quedas e chaves. O objetivo de cada movimento é derrubar o adversário rapidamente utilizando vários meios como: nocautes, chaves e projeções. Contudo, damos uma maior ênfase no treinamento das projeções por serem mais difíceis de aprender porém mais fáceis de usar.
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